domingo, 21 de março de 2010

PEÇA TEATRAL COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA

Há um século, as pessoas só conversavam pessoalmente. Ou então, no máximo, pelo telefone com fio. Hoje, não só pessoas ganharam novas formas para se comunicar, mas objetos também conversam com outros objetos.

Até 20011, a previsão é de que dois bilhões de pessoas estarão conetadas á internet. Quando alguém falar alguma coisa, vai se comunicar com muito mais gente por meio das redes sociais, que nos próximos três anos vão somar mais de 500 milhões de usuários. E essa evolução tem tyrazido uma série de benefícios para pessoas no mundo todo.

Uma infinidade de objetos e aparelhos estão ficando mais inteligentes, tanto que em três anos a expectativa é de que o volume de informação que circula na rede chegue a meio zettabyte, o que significa um trilhão de gigabytes, ou 1 seguido por 21 zeros.

Todas essas novas formas de comunicação vão trazer avanços em áreas que vão da ciência e a medicina aos negócios e a tecnologia. As distâncias vão ficar insignificantes, mas as possibilidades da humanidade vão ganhar dimensões nunca antes imaginadas.

As mídias sociais como twitter, facebook, etc. permitem que as mensagens sejam distribuídas com uma rapidez impressionates para um número cada vez maior de pessoas e a tendência é que isso aumente a cada dia.

No Brasil, esse serviço é quase inexistente, mas na Europa e América do Norte já existem serviços de GPS automotivo que além de realizarem a tarefa básica que é apontar o caminho, passam informações do trânsito e criam rotas alternativas com muitas precisão. As chamadas " casas inteligentes" que vemos em eventos como a casa cor, que podem ter seus sistemas ( como aquecimento, luzes, etc) acionads remotamente via celular, estão deixando de ser um sonho futurista.

Apesar de todos esses avanços tecnologicos existem pessoas como Pureza e Maricota que nunca ouviram falar em Orkut ou MSN, e nem mesmo em internet.

Maricota prepara o café da manhã no seu ranchinho ( e o café da manhã de Maricota e servido às 04h30min, porque as crianças têm que pegar o ônobus escolar às 05h00min) quando ouviu os cachorros latindos e o grito estridente de sua comadre Pureza:


_Sou eu.Cumade!Se assuste,não?

_Entraai,cumade.To fazendo café.

_Nem priscisavafalá,muié.Sinti o cheiro lá da grota.

_Mas o que tráis ocê aqui logo ansim no raiá do dia.

_É essas professora que parece que ta tudo ficando doida,muié(fala já sentando num tamborete num canto da conzinha0.

_quê que foi dessa vez?(serve em canecas café para as duas, e, pegando outro tamborete senta-se próximo á visita)

_Gorete chegou em casa com uma tar de pesquisa pra fazer numa tar de interneta pra falá de ... de ... cumé qui é mesmo, meu Deus do céu?

_Isso ai!Mais cumé qui ocê sabe,muié?

_E o Tomé num chegô aqui cum essa mesma nuvidade...

_E qui diacho é isso,cumade?

_I eu num sei.Mais a Remunda qui tem uma fia qui mora lá na cidade e vem ai de veiz inquando, disse qui essa tar de interneta é um um negoço qui vemnumas caxa ingual a televisão do coroné Chico Bento, e que dá as notiça qui ocê quisé.Parece qui esse troço sabe tudo qui acuntece ni todo quanto é lugá.É essas mudernidades que tempur ai, qui nem o celulá da fia do cumpade Antõe Pires.

_Essa tar de caxa qui a cumade tá falano é um tar de cumputador qui o meu fio chego outro dia?

_Essa mermo!E tem um tar de orgute também.

_Intonce vou ajudá a Gorete cum o trabai dela.Brigado,cumade.Inté.

_Inté, cumade!

Maricota vira para a platéia e complementa:

_Pois é, pessoá...Cumunicar é isssqui nóis feiz...prozeano muito.Tecnulogia é as forma diferente qui o home vai inventano pra proseá.Rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário